Estepe é o quinto pneu do carro. Mas você deve estar se perguntando: como se só vejo quatro pneus? Ele fica guardado, geralmente no porta-malas, pronto aguardando ser acionado numa situação de emergência, que pode ocorrer com certa frequência para alguns motoristas e nunca para outros.
Na maioria das vezes, são limitados a rodar no máximo a 80km/h e em uma distância não superior a 50km. Portanto, não dá para dizer que é possível rodar com um estepe no dia a dia. O item é, realmente, apenas uma ajuda momentânea em uma emergência.
Claro que, se você comprou um pneu normal para usar como estepe, então as coisas mudam de figura. Nesse caso, você poderia rodar normalmente com ele, afinal, ele é um pneu como outro qualquer. No entanto, não é o caso dos itens de fábrica.
Cuidados necessários com o estepe
Não é difícil o motorista chamar o serviço de socorro do seguro veículo ao descobrir que o pneu reserva não tem condições para rodar. Mas, com X dicas você pode evitar situações como essa.
Prazo de Validade
Manter a unidade reserva dentro do tempo de validade é um dos cuidados que devem ser levados em consideração. Geralmente, os pneus possuem apenas 5 anos de validade. O prazo pode ser conferido na embalagem ou marca estampada, presente à própria parte lateral do produto.
Rodagem Simétrica
A rodagem precisa ser simétrica, seja dos pneus em uso ou do reserva. Os principais manuais que trazem dicas e cuidados com estepe afirmam que, para verificar a simetria, é preciso traçar uma linha imaginária, iniciada no meio do pneu. Depois, veja se a borracha tem desenho semelhante nos dois lados. Caso isto não ocorra, então compre um novo.
Calibragem e Balanceamento
Entretanto, você precisa prestar atenção a alguns detalhes para que essa peça fundamental do time de pneus tenha o desempenho que você espera. O primeiro é a calibragem: o pneu estepe deve ser calibrado, assim como os quatro pneus que estão rodando, afinal ele também perde um pouco de pressão.
Se você não tem este hábito, na próxima parada no calibrador, pode até colocar 3 libras a mais de pressão nele. E verifique se a pressão está abaixando, afinal, você não querer um estepe murcho justamente na hora em que precisa dele. Além disso, o estepe também deve estar balanceado, para que não haja vibrações quando ele rodar.
Itens Adicionais
Outro dos cuidados com estepe está nas ferramentas necessárias para trocar o pneu na hora do sufoco. Sendo alguns deles:
Triângulo: é usado para avisar aos outros motoristas que um carro parado na pista está com problemas. Posicione-o sempre a uma distância mínima de 50 metros.
Macaco: indispensável para efetuar a troca do pneu. Quando precisar utilizá-lo, tenha atenção redobrada, um macaco mal colocado pode causar estragos na lataria do carro e até acidentes. O passo a passo encontra-se no manual do proprietário.
Chave de roda: escolha o modelo cruzeta, que permite o uso dos pés para ajudar a soltar os parafusos das rodas.
Capa de Estepe
Entre os principais cuidados necessários com estepe vale o destaque às capas. Produtos ideais tanto para quem guarda pneu reserva no lado externo ou interno do carro. Este acessório é indispensável a evitar qualquer dano na borracha, além de aumentar resistência e custo-benefício. Para carros com suporte do lado de fora este item defende estepes dos furtos. Capas de qualidade demandam cabo de aço e cadeado para aumentar a segurança.
Tamanho do pneu
Na escolha do estepe, as pessoas geralmente optam em comprar pneus de medidas menores em relação aos pneus instalados no veículo por serem mais baratos que os das medidas originais, ou maiores por serem esteticamente “mais bonitos”. O correto é sempre montar os pneus das medidas informadas pelo manual do veículo, para que não ocorra prejuízos como por exemplo, desalinhamento do veículo, a alteração do velocímetro, e no computador de bordo, além disso, dependendo da seguradora qualquer incidente que ocorrer e for constatado que os pneus não estão na medida correta a empresa não cobre as despesas.
Tamanho do aro
É preciso ficar atento às medidas do aro para que sejam compatíveis com os pneus e com a roda, inclusive o estepe, para que tenha o encaixe perfeito e assim evitar desgastes na geometria, suspensão e no pneu.
É obrigatório ter estepe?
De acordo com a regra na lei todos os carros, por motivos de segurança, devem ter um estepe. A determinação visa alcançar tanto os motoristas como também as montadoras de carros e empresas que alugam automóveis.
No caso das montadoras e locadoras, a ideia é garantir que elas possam atender bem seus clientes, diminuindo os riscos de acidentes e problemas. Já no caso dos motoristas, a lei atua para fazer com que eles cumpram a sua parte em manter a segurança no trânsito.
Só se isenta do uso obrigatório do estepe quando…
Hoje em dia, os estepes são mais resistentes a furos e, mesmo quando isso acontece, demoram mais para murchar, permitindo seu reparo sem a necessidade de substituição. Isso contribui bastante para a própria segurança do condutor e dos passageiros, que não precisam ficar mais aguardando o conserto em vias ou regiões perigosas. Saiba em quais casos o uso do estepe é dispensado:
Quando o projeto de criação de um veículo comprovar que ele tem condições de rodar com pneus tipo run flat (vazios) em situações de emergência e por determinadas distâncias.
Ônibus e micro-ônibus que integram o sistema de transporte urbano de passageiros, em municípios, regiões e microrregiões metropolitanas.
Caminhões específicos para o transporte de lixo e de concreto.
Veículos de carroceria blindada para transporte de valores.
Automóveis, camionetas, caminhonetes e utilitários, com peso bruto total (PBT) de até 3,5 toneladas podem solicitar a dispensa do uso do estepe junto ao Detran. É preciso apresentar documentos específicos fornecidos pelo fabricante, comprovando que aquele modelo possui alternativas para o uso do pneu, aro, macaco e chave de roda.
Imprevistos acontecem com todos, por isso, mantenha um estepe adequado, em boas condições e calibrado. Mantenha seus reservas em forma, afinal, você nunca sabe quando um dos seus titulares vai precisar ser substituído!