Características dos pneus: você sabe como identificá-las?

Características dos pneus: você sabe como identificá-las?

Um dos componentes mais importantes para a segurança veicular, os pneus trazem informações essenciais para o dia a dia de motoristas.

Pneus são elementos essenciais ao funcionamento de um veículo. Até aí, nenhuma novidade. O que milhares de motoristas não sabem é a quantidade de informações que eles carregam e que podem ser “lidas”, capazes de alertar sobre suas condições, prevenir acidentes e explicar ocorrências gerais no veículo.

Pressão, integridade, marcações laterais e outros fatores auxiliam na manutenção e vida útil dos pneus

Único elemento veicular a ter contato com o solo, os pneus demandam manutenção constante e conhecimento para garantir a segurança de motoristas, passageiros e pedestres, prevenindo contra acidentes e incidentes. Por isso é fundamental saber mais sobre pressão, integridade, marcações laterais e sulcos. Fique por dentro:

Marcações laterais: diversas são as marcações na lateral de um pneu. Todos carregam o nome da marca e da linha, a medida e suas características, tais como largura nominal, relação entre altura e largura nominais da secção, estrutura ou código de construção, diâmetro de aro e índice de carga e velocidade. Todas essas informações são primordiais, seja para motos, veículos de passeio ou de carga, ônibus ou caminhões;

Pressão: pneus bem pressurizados contribuem para a segurança e a economia do veículo. Em linhas gerais, a manutenção da pressão deve ser aferida a cada mês, com os pneus frios, sobretudo para motoristas que percorrem frequentemente estradas e grandes distâncias. Vale ressaltar que quanto mais bem ajustada estiver a pressão dos pneus, maior a eficiência da frenagem, quando necessária. Pneus com pressão abaixo da correta costumam ter desgastes na borda, enquanto pressão acima do recomendado pode desgastar o centro do pneu. Em ambos os casos, há risco de dano estrutural;

Integridade: em sua composição, pneus costumam ter borracha, aço e fibras. Enquanto os dois últimos têm função estrutural, a borracha trabalha para proteger contra o ambiente externo, onde podemos incluir ações climáticas, elementos do solo, sujidades, objetos cortantes e impurezas no asfalto.

Sulcos: a profundidade dos sulcos de um pneu está diretamente ligada ao contato do veículo com o solo. Enquanto freios ABS controlam as rodas para não deslizarem, o acúmulo de água nos pneus faz com que eles comecem a flutuar, dificultando a frenagem. A velocidade do veículo, bem como as profundidades dos sulcos e da água são determinantes para a aquaplanagem.

Com o avanço tecnológico, os pneus tornaram-se cada vez mais elementos seguros na composição veicular. É salutar, no entanto, a escolha correta para a segurança e condução precisa de automotores. Tração, frenagem e estabilidade dependem do composto da borracha de cada pneu. E fatores externos, como o clima, devem ser levados em consideração para a troca sazonal, respeitando o ambiente e as temperaturas.

COTAÇÃO

Solicite um orçamento

Informe abaixo os seus dados, em seguida entraremos em contato.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade e termos.